DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR

JUSTIFICATIVA

 

Durante muito tempo não houve no Brasil, a preocupação com a formação do professor para atuar no Ensino Superior, uma vez que prevalecia a crença de que “quem sabe, sabe ensinar” e de que “o bom professor já nasce feito”.

Com a implementação de sistemas de avaliação nos diferentes níveis de ensino, as instituições de ensino superior desenvolveram novas políticas e práticas visando buscar a qualificação didática de seus professores, tendo em vista que tais sistemas avaliativos demonstram o desempenho dos alunos, refletindo, sem dúvida, o desempenho dos docentes.

Diante desta nova realidade, ofertamos este curso no intuito de contribuir para o aperfeiçoamento da prática docente no ensino superior, uma vez que o professor, nesse nível de ensino, assume diferentes e importantes papéis em sua atividade profissional, entre eles a confecção do plano de ensino, avaliação de alunos, preparação de materiais de ensino, utilização de recursos tecnológicos, orientação de trabalhos de conclusão de curso, dentre outros.

 

PÚBLICO ALVO

 

Portadores de diploma de curso superior que exercem ou pretendem exercer o magistério superior. 

 

OBJETIVOS DO CURSO

 

Capacitar profissionais, formando-os docentes do ensino superior, com competências diretamente relacionadas às práticas de ensino nas salas de aula, laboratórios, bibliotecas, bem como nas áreas administrativa e organizacional. Com isto, propiciar a identificação e o aprendizado de conhecimentos teórico-metodológicos para o exercício de uma prática educativa consistente e comprometida com mudanças na qualidade da educação nacional.

 

INFORMAÇÕES GERAIS

 

CARGA HORÁRIA TOTAL: 440 horas     

HORÁRIO: das 8h ás 18h, aos sábado, em encontros mensais.

DURAÇÃO: 12 meses

 

LOCAL: FMB, São Luis de Montes Belos, GO.