Educação Física

Introdução    

O curso de Licenciatura em Educação Física da Faculdade Montes Belos.Portaria Ministerialnº 333, de 05 de maio de 2015, iniciou suas atividades em 10/08/2015. Buscando formar e habilitar um profissional generalista, apto a compreender as relações sociais, econômicas, políticas, culturais e ambientais do contexto mundial, nacional e regional, e atuar ética e qualificadamente nas mais diversas que compreende carreiras do profissional de Educação Física.Desde então confirmou seu compromisso satisfatório com a qualidade do ensino. Todas as exigências e padrões de qualidades estabelecidos pelo MEC são atendidos como estrutura, qualidade de ensino, corpo docente qualificado e alunos bem preparados para o mercado de trabalho.

 Sobre o curso

 Objetivo Geral

O Curso de Licenciatura em Educação Física tem como objetivo geral formar professores com visão crítica, reflexiva e humanística, capazes de atuar na educação básica e na gestão educacional, atendendo aos princípios da ética e da legalidade, capazes de tomar decisões e relacionar-se de forma proativa em equipes multiprofissionais.

Objetivos Específicos

  • Formar licenciados em Educação Física aptos identificar, planejar, programar, organizar, dirigir, coordenar, supervisionar, desenvolver, avaliar e lecionar os conteúdos do componente curricular na Educação Básica;
  • Preparar um profissional capaz de empregar, de forma crítica e criativa, as diferentes formas e modalidades do exercício físico, da ginástica, do jogo, do esporte, das lutas e da dança em Instituições de Educação Básica adequando-as às necessidades dos estágios de desenvolvimento dos alunos, às condições da escola e às necessidades e peculiaridades locais;
  • Possibilitar a apropriação de conhecimentos por meio de ensino, pesquisa e extensão que possibilitem ao aluno o domínio de competências de natureza técnico-instrumental que lhe permitam intervir na realidade escolar com competência técnica, comprometimento social e atitude ética;
  • Propiciar experiências que permitam o contato dos futuros profissionais com a realidade escolar, desenvolvendo o compromisso social e político da docência através de atividades de ensino, pesquisa e extensão;
  • Promover a unidade teoria-prática, por meio de atividades planejadas e sistematizadas de programas de iniciação científica, extensão, estágios, intercâmbios, monitorias e iniciação à docência, além de estudos complementares e outras atividades acadêmico-científico-culturais;
  • Preparar um profissional capaz de levar as crianças e jovens, por meio daescolar, a compreenderem o binômio atividade física e saúde, valorizando a adoção de um estilo de vida ativo como elemento importante para a saúde no contexto da modernidade.

Perfil do Profissional do Egresso

O perfil dos egressos deste Curso deverá refletir a sua formação inovadora, interdisciplinar e de qualidade, fornecendo aos acadêmicos, através das diretrizes metodológicas, instrumentos para que desenvolvam com eficiência e competência, a sua aprendizagem, preparando-os para as responsabilidades e funções que terão de assumir no processo de tomada de decisão, na pesquisa, na intervenção profissional e acadêmica e na atuação na Educação Básica e na Educação Profissional.

 Habilidades e Competência

 Habilidades

As habilidades que contribuem para a formação do perfil do profissional de Educação Física desejado passar por uma formação teórico pratica que:

– Desenvolver os procedimentos didático-metodológicos voltados para o processo de ensino-aprendizagem da Educação Física na Educação Básica;

– Diferenciar o papel social do Profissional de Educação Física em projetos de educação, esporte e saúde;

– Perceber as transformações tecnológicas e acadêmico-científicas da Educação Física e de áreas afins, mediante a análise crítica da literatura especializada;

– Reconhecer a necessidade de transformação de hábitos corporais em função das necessidades cinestésicas, observando a importância da atividade física para a melhoria da qualidade de vida e manutenção da saúde como essenciais no decorrer da vida.

– Conhecer e vivenciar os procedimentos didático-metodológicos voltados para o processo de ensino-aprendizagem dana Educação Básica;

– Compreender o papel social da escola, comprometendo-se com a formação do educando pautado nos princípios do respeito mútuo, da justiça, do diálogo, da solidariedade e da tolerância como valores inspiradores da sociedade democrática;

– Respeitar a diversidade em seus aspectos sociais, culturais e físicos, detectando e combatendo todas as formas de discriminação;

– Conhecer o sistema de organização, gestão e financiamento dos sistemas de ensino, sob a ótica da legislação que rege as políticas públicas de educação.

– Reconhecer as manifestações corporais de movimento como originárias de necessidades na sociedade.

 Competências

O desenvolvimento das competências necessárias à prática profissional é de tal forma importante que recebe um tratamento diferenciado no currículo do curso garantindo que todos os estudantes tenham a oportunidade de vivenciar as práticas consideradas fundamentais, antes de se formarem.

– Atenção à saúde – como profissional da área da saúde, dentro do âmbito da Educação Física, deve estar apto a desenvolver ações de prevenção, reabilitação, promoção e proteção da saúde;

– Atenção à educação – o trabalho dos Profissionais de Educação Física no âmbito escolar deve estar norteado nos fins e objetivos estabelecidos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nos projetos pedagógicos de cada Instituição de Ensino e nas Políticas e Planos de cada localidade. A formação dos licenciados para atuar com a disciplinadeverá seguir as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica.

– Tomada de decisões– o trabalho dos profissionais de Educação Física deve estar fundamentado na capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo-efetividade, de recursos humanos, de equipamentos, de materiais, de procedimentos e de práticas. Para avaliar, sistematizar e decidir a conduta mais apropriada no seu campo de atuação.

– Comunicação – os profissionais de Educação Física devem ser acessíveis e devem tratar com ética a confidencialidade das informações a eles confiadas na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral. A comunicação envolve as diferentes formas de linguagem, a comunicação verbal, não verbal e habilidades de escrita e leitura, o domínio de tecnologias e informação.

– Liderança – no trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais deverão estar aptos a assumirem posições de liderança, sempre tendo em vista o bem estar da comunidade. A liderança envolve compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz no seu campo de atuação.

– Planejamento, supervisão e gerenciamento – Os profissionais de Educação Física devem estar aptos a fazer o gerenciamento, administração e orientação dos recursos humanos, das instalações, equipamentos e materiais técnicos, bem como de informação no seu campo de atuação. Além disso, devem estar aptos a fazer planejamento e supervisão a partir da identificação de necessidades, e serem gestores de programas de atividades físicas e desportivas, treinamento esportivo, bem como, elaborar calendários de competições, orientar a compra, manutenção de equipamentos e instalações de prática esportiva e outras ações necessárias no sentido de otimizar ou maximizar o seu uso e garantir boas condições de segurança e conforto aos usuários.

– Educação continuada – os profissionais de Educação Física devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na área de formação quanto na sua prática. Desta forma, os profissionais do campo da Educação Física dêem aprender a aprender e ter responsabilidades e compromissos com a educação e o treinamento/estágios das futuras gerações de profissionais, não apenas transmitindo conhecimentos, mas proporcionando condições para que haja benefício mútuo entre os futuros profissionais e os profissionais em serviços.

 Atribuições no mercado de trabalho

O profissional licenciado em Educação Física estará qualificado a exercer atividades de ensino nos diversos níveis e modalidades e terá como campo de trabalho a educação básica (infantil, fundamental e médio) atuando na assessoria, execução e avaliação do componente curricular de Educação Física. Poderá ainda elaborar programas de ensino da Educação Física para todas as séries, níveis ou ciclos, bem como atuar em instituições que desenvolvem programas educacionais. Poderá ainda, atuar em contextos educativos formais e não formais, como programas de educação popular, adultos e especiais. Poderá também atuar na área da pesquisa científica.