ENADE

COM UM BOM DESEMPENHO NO ENADE, VOCÊ VALORIZA O SEU CURSO, A SUA FACULDADE E O SEU DIPLOMA.

O que é o ENADE?

O ENADE é uma avaliação que integra o SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, realizada pelo INEP – Instituto  Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Tem o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares, às habilidades e competências para a atualização permanente, aos conhecimentos sobre a realidade brasileira, mundial e sobre áreas do conhecimento.

Objetivos

O objetivo do Enade é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial, integrando o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

O Sinaes é composto também pelos processos de Avaliação de Cursos de Graduação e de Avaliação Institucional que, junto com o Enade, formam um tripé avaliativo, que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior (IES) de todo o Brasil.

 
Como é feita a Inscrição?
 
 A inscrição do estudante habilitado ao Enade cabe exclusivamente à Instituição de Educação Superior (IES).
 
Por que é importante participar do ENADE?
 
Conforme a legislação brasileira, o ENADE é um componente curricular obrigatório registrada no histórico escolar do acadêmico, sendo condição indispensável para concluir o curso de graduação. Além disso, o desempenho do estudante expressa a qualidade de sua formação, de seu curso e da faculdade.
 
        O conceito que o acadêmico recebe tem grande valor para seu diploma. Além de lhe conferir prestígio acadêmico, a nota no ENADE amplia as possibilidades de inserção no mercado de trabalho e poderá ser um diferencial para o ingresso em um curso de pós-graduação. Uma boa nota no ENADE valoriza ainda mais a sua formação na construção de sua carreira.
 
        Seu desempenho vai contribuir para a excelência do seu curso e para a qualidade no seu currículo, pois a sua formação é avaliada pela faculdade que você fez. Ir bem no exame mostra que você assimilou o conteúdo da sua área de formação e que está apto para o mercado de trabalho.
 

Como é a avaliação?

A avaliação é constituída, no total, de 40 questões de múltipla escolha e discursivas. São 30 questões que abordam conhecimentos específicos da área de formação e 10 questões da parte de formação geral.

 

+ +