Farmácia

Introdução

O Curso de Bacharelado em Farmácia da Faculdade Montes Belos iniciou suas atividades em agosto de 2006. Desde então confirmou seu compromisso satisfatório com a qualidade do ensino. Todas as exigências e padrões de qualidades estabelecidos pelo MEC são atendidos como estrutura, qualidade de ensino, corpo docente qualificado e alunos bem preparados para o mercado de trabalho.

Sobre o curso

 Objetivo Geral

O Curso de Graduação em Farmácia tem como objetivo geral formar farmacêuticos generalistas, com visão crítica e humanista, competentes para o desenvolvimento de ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, sendo capazes de tomar decisões e relacionar-se de forma proativa em equipes multiprofissionais, liderando e gerenciando com eficiência pessoas, processos e recursos, buscando continuamente o conhecimento e o aprendizado.

Objetivos Específicos

Para que o objetivo geral seja atingido, foram delineados os seguintes objetivos específicos para o curso:

  • Promover ações de prevenção, capacitando os egressos para realizarem, interpretarem e emitirem laudos e pareceres, sendo responsáveis tecnicamente por análises clínico-laboratoriais;
  • Desenvolver a capacitação técnica por meio de métodos e técnicas de investigação, pesquisa, seleção, manipulação, produção, armazenamento e controle da qualidade dos insumos, fármacos sintéticos, recombinantes e naturais, bem como dos medicamentos, cosméticos, saneantes, domissaneantes e correlatos viabilizando aos egressos o domínio de mecanismos para realizarem avaliações e atividades que garantam a qualidade dos produtos e matérias primas utilizadas nos processos farmacológicos, ou seja, na produção e manipulação de medicamentos e correlatos;
  • Promover a reabilitação da saúde e proteção das pessoas de forma a ampliar e democratizar as políticas de inclusão social constituindo a assistência farmacêutica em uma ferramenta construtivista nas ações da iniciativa pública ou privada;
  • Possibilitar o uso correto e racional de medicamentos e a atuação eficiente em todos os níveis de atenção à saúde, integrando os estudantes/egressos em programas de promoção, manutenção, prevenção, proteção e recuperação da saúde, reconhecendo a saúde como direito e garantindo a integralidade da assistência;
  • Desenvolver a capacidade para a tomada de decisão baseada na informação e percepção de indicadores relacionados aos pacientes, equipes de saúde, instituições e comunidades, bem como decidir de maneira eficiente nos processos de interpretação, avaliação, prescrições e atuação que envolvem medicamentos e correlatos;
  • Contribuir para que o egresso seja proativo na realização de pesquisas que promovam o desenvolvimento, seleção, produção e controle de qualidade de produtos obtidos por biotecnologia, análises físicas e químicas e microbiológicas de interesse para o saneamento do meio ambiente, incluindo análises de água, ar, esgoto e similares;
  • Contribuir para a inserção dos egressos em equipes multidisciplinares, especificamente na Estratégia Saúde da Família, em órgãos de apoio e fomento a pesquisa, de regulamentação, aprovação, registro e controle de medicamentos, cosméticos, saneantes, domissaneantes e correlatos, bem como organismos de fiscalização do exercício profissional;
  • Contribuir para que o exercício da liderança e do poder seja pautado nos princípios éticos profissionais, tendo por base a convicção científica, a cidadania e a responsabilidade social, ou seja, exercendo suas funções de forma articulada com o contexto social;
  • Gerenciar processos e recursos relacionados à farmacoepidemiologia, a dispensação e administração de nutracêuticos e de alimentos de uso integral e parenteral, atuando no planejamento, administração e gestão de serviços farmacêuticos, incluindo registro, autorização, distribuição e comercialização de medicamentos, cosméticos, saneantes, domissaneantes e correlatos de forma a contribuir para realização de procedimentos e interações;
  • Desenvolver a aprendizagem contínua, promovendo tanto na formação, quanto na prática o princípio de aprender a apreender e ter responsabilidade e compromisso com a formação das futuras gerações de profissionais, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmico-profissional, a formação e a cooperação por meio de redes nacionais e internacionais.

Perfil Profissional do Egresso

O curso de graduação em Farmácia da Faculdade Montes Belos definiu como perfil do egresso o Farmacêutico com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, em condições de atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual, capacitado ao exercício profissional do farmacêutico em toda a sua amplitude, desenvolvendo ações e atitudes pautadas em princípios éticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade e em benefício da sociedade.

Para delinear o perfil desejado do egresso levou-se em consideração o contexto em que esta atividade se situa, ou seja, os antecedentes históricos, os movimentos norteadores, as tendências da área e o comportamento do mercado de trabalho.

I – Atenção à saúde: os profissionais de saúde, dentro de seu âmbito profissional, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde tanto em nível individual quanto coletivo. Cada profissional deve assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e contínua com as demais instâncias do sistema de saúde, sendo capaz de pensar criticamente, de analisar os problemas da sociedade e de procurar soluções para os mesmos. Os profissionais devem realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética, tendo em conta que a responsabilidade da atenção à saúde não se encerra com o ato técnico, mas sim, com a resolução do problema de saúde, tanto em nível individual como coletivo;

II – Tomada de decisões: o trabalho dos profissionais de saúde deve estar fundamentado na capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo-efetividade, da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas. Para este fim, os mesmos devem possuir competências e habilidades para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas;

III – Comunicação: os profissionais de saúde devem ser acessíveis e devem manter a confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral. A comunicação envolve comunicação verbal, não-verbal habilidades de escrita e leitura; o domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira e de tecnologias de comunicação e informação;

IV – Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais de saúde deverão estar aptos a assumirem posições de liderança, sempre tendo em vista o bem estar da comunidade. A liderança envolve compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz;

V – Administração e gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças na equipe de saúde;

VI – Educação permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática. Desta forma, os profissionais de saúde devem aprender a aprender e ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento/estágios das futuras gerações de profissionais, mas proporcionando condições para que haja benefício mútuo entre os futuros profissionais e os profissionais dos serviços, inclusive, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmico-profissional, a formação e a cooperação através de redes nacionais e internacionais.

No contexto da política nacional de saúde identificada pelo conjunto de ações prioritárias de promoção do medicamento à população, observa-se que cerca de 52% dos brasileiros não têm acesso ao medicamento, dado ao alto custo dos mesmos, à falta de recursos e também ao seu uso irracional que provoca sérios danos à realização das metas governamentais preconizadas pela Organização Mundial de Saúde.

O egresso do curso ao praticar a assistência farmacêutica deve ter claro o conjunto de ações executadas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), sobretudo, na Estratégia Saúde da Família, com vistas a garantir a assistência terapêutica universalizada na promoção, proteção e recuperação da saúde da população.

Este profissional deverá compreender os aspectos individuais e coletivos, desenvolver atividades de planejamento, pesquisa, manipulação, produção, controle de qualidade, vigilância epidemiológica, farmacológica e sanitária dos medicamentos e correlatos.

Neste sentido, o profissional a ser formado terá no medicamento o eixo central de sua atuação e o papel de elaborador e gerenciador do planejamento das ações nesta área, tendo dever ético e compromisso com as políticas de saúde de forma a contribuir para o desenvolvimento e implantação de ações que atendam as reais necessidades nacionais e regionais, promovendo assim a assistência farmacêutica crítica e efetiva em todos os níveis das diversas ações de saúde individuais e coletivas.

Em síntese, o egresso do curso terá formação ampla e holística, desenvolvimento da percepção, do senso crítico e reflexivo e estará habilitado para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, embasado pelo conhecimento científico e intelectual. Este egresso terá condições de promover a assistência farmacêutica nas mais diferentes possibilidades dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade.

Habilidade e Competências

O Farmacêutico academicamente formado deve atuar e coordenar sua equipe de trabalho, numa perspectiva que transcenda o fazer técnico e o cuidado com o corpo biológico. É mister resgatar o cuidado autêntico, solicitude que reconhece o homem como ser social, histórico e existencial. Que integre e interaja criticamente como sujeito ativo, co-responsável e co-participante nas decisões de qualquer natureza.

No Curso de Graduação em Farmácia da FMB desde o ingresso do acadêmico, existe planejamento interdisciplinar, para que o mesmo assuma atividades e trabalhos intracursos e intercursos, apreendendo e exercitando o respeito, o limite, o comum e o diferente na equipe; esse compartilhar extrapola, inclusive, o espaço interno da instituição, entendida como salas de aula, biblioteca, laboratórios e espaços de convivência estudantil. Ele avança além muros, integrando os alunos em instituições prestadoras de serviços à comunidade, ecada um, de acordo com sua formação, realizará uma faceta do trabalho proposto e planejado por todos.

O desenvolvimento das competências necessárias à prática profissional é de tal forma importante que recebe um tratamento diferenciado no currículo do curso garantindo que todos os estudantes tenham a oportunidade de vivenciar as práticas consideradas fundamentais, antes de se formarem. Para essa instrumentalização o curso conta com aulas teóricas, práticas laboratoriais, estágios básicos e supervisionados e atividades complementares.

Neste sentido o Projeto Pedagógico do Curso, ora solicitado, definiu como base para o desenvolvimento das competências esperadas para o egresso os seguintes aspectos:

  • Conteúdos que possibilitem aos estudantes o aprendizado via construção de significados;
  • Habilidades que conduzam o processo de ensino e aprendizagem e promovam o saber fazer;
  • Comportamentos que relacionem a atitudes físicas ou mentais;
  • Contextualização e linguagem visando à compreensão de que nenhuma palavra tem sentido em si mesma, ou seja, o que lhe dá o sentido é o contexto na qual é utilizada;
  • Valores culturais que estabeleçam âncoras para a linguagem e para a construção de representações;
  • Gestão do emocional a fim de promover a solução de situações complexas na perspectiva construtivista e holística.

A formação do Farmacêutico tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades específicas:

I – respeitar os princípios éticos inerentes ao exercício profissional;

II – atuar em todos os níveis de atenção à saúde, integrando-se em programas de promoção, manutenção, prevenção, proteção e recuperação da saúde, sensibilizados e comprometidos com o ser humano, respeitando-o e valorizando-o;

III – atuar multiprofissionalmente, interdisciplinarmente e transdisciplinarmente com extrema produtividade na promoção da saúde baseado na convicção científica, de cidadania e de ética;

IV – reconhecer a saúde como direito e condições dignas de vida e atuar de forma a garantir a integralidade da assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema;

V – exercer sua profissão de forma articulada ao contexto social, entendendo-a como uma forma de participação e contribuição social;

VI – conhecer métodos e técnicas de investigação e elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos;

VII – desenvolver assistência farmacêutica individual e coletiva;

VIII – atuar na pesquisa, desenvolvimento, seleção, manipulação, produção, armazenamento e controle de qualidade de insumos, fármacos, sintéticos, recombinantes e naturais, medicamentos, cosméticos, saneantes e domissaneantes e correlatos;

IX – atuar em órgãos de regulamentação e fiscalização do exercício profissional e de aprovação, registro e controle de medicamentos, cosméticos, saneantes, domissaneantes e correlatos;

X – atuar na avaliação toxicológica de medicamentos, cosméticos, saneantes, domissaneantes, correlatos e alimentos;

XI – realizar, interpretar, emitir laudos e pareceres e responsabilizar-se tecnicamente por análises clínico-laboratoriais, incluindo os exames hematológicos, citológicos, citopatológicos e histoquímicos, biologia molecular, bem como análises toxicológicas, dentro dos padrões de qualidade e normas de segurança;

XII – realizar procedimentos relacionados à coleta de material para fins de análises laboratoriais e toxicológicas;

XIII – avaliar a interferência de medicamentos, alimentos e outros interferentes em exames laboratoriais;

XIV – avaliar as interações medicamento/medicamento e alimento/medicamento; XV – exercer a farmacoepidemiologia;

XVI – exercer a dispensarão e administração de nutracêuticos e de alimentos de uso integral e parenteral;

XVII – atuar no planejamento, administração e gestão de serviços farmacêuticos, incluindo registro, autorização de produção, distribuição e comercialização de medicamentos, cosméticos, saneantes, domissaneantes e correlatos;

XVIII – atuar no desenvolvimento e operação de sistemas de informação farmacológica e toxicológica para pacientes, equipes de saúde, instituições e comunidades; XIX – interpretar e avaliar prescrições;

XX – atuar na dispensarão de medicamentos e correlatos;

XXI – participar na formulação das políticas de medicamentos e de assistência farmacêutica;

XXII – formular e produzir medicamentos e cosméticos em qualquer escala;

XXIII – atuar na promoção e gerenciamento do uso correto e racional de medicamentos, em todos os níveis do sistema de saúde, tanto no âmbito do setor público como do privado;

XXIV – desenvolver atividades de garantia da qualidade de medicamentos, cosméticos, processos e serviços onde atue o farmacêutico;

XXV – realizar, interpretar, avaliar, emitir laudos e pareceres e responsabilizar-se tecnicamente por análises de alimentos, de nutracêuticos, de alimentos de uso enteral e parenteral, suplementos alimentares, desde a obtenção das matérias primas até o consumo;

XXVI – atuar na pesquisa e desenvolvimento, seleção, produção e controle de qualidade de produtos obtidos por biotecnologia;

XXVII – realizar análises fisico-químicas e microbiológicas de interesse para o saneamento do meio ambiente, incluídas as análises de água, ar e esgoto;

XXVIII – atuar na pesquisa e desenvolvimento, seleção, produção e controle de qualidade de hemocomponentes e hemoderivados, incluindo realização, interpretação de exames e responsabilidade técnica de serviços de hemoterapia;

XXIX – exercer atenção farmacêutica individual e coletiva na área das análises clínicas e toxicológicas;

XXX – gerenciar laboratórios de análises clínicas e toxicológicas; XXXI – atuar na seleção, desenvolvimento e controle de qualidade de metodologias, de reativos, reagentes e equipamentos. Parágrafo único. A formação do Farmacêutico deverá contemplar as necessidades sociais da saúde, a atenção integral da saúde no sistema regionalizado e hierarquizado de referência e contra-referência e o trabalho em equipe, com ênfase no Sistema Único de Saúde (SUS).

Com o atual ritmo de avanço da ciência, para exercer corretamente as atividades farmacêuticas serão trabalhadas ao longo do curso também as seguintes habilidades:

  • Compreender o funcionamento dos processos e técnicas, bem como a composição dos materiais envolvidos e a atuação dos órgãos reguladores na produção e manipulação dos medicamentos e correlatos;
  • Dominar as funções de dispensação e manipulação de fórmulas magistrais e farmacopéicas;
  • Operacionalizar mecanismos de assessoria em relação a responsabilidade técnica dos estabelecimentos industriais farmacêuticos;
  • Entender o funcionamento dos órgãos públicos e privados, laboratórios, setores e estabelecimentos farmacêuticos, bem como a execução do controle e/ou inspeção de qualidade, análise prévia e fiscalização de produtos destinados à função terapêutica, anestésica ou auxiliar de diagnósticos, sendo ainda capaz de determinar dependência física ou psíquica;
  • Identificar a abrangência e atuação dos órgãos, laboratórios, setores ou estabelecimentos farmacêuticos que praticam extração, purificação, controle de qualidade, inspeção de qualidade, análises de insumos farmacêuticos de origem vegetal, animal e mineral;
  • Gerenciar depósitos de produtos farmacêuticos de qualquer natureza;
  • Capacitar-se para a fiscalização profissional sanitária e técnica de empresas, estabelecimentos, setores, fórmulas, produtos, processos e métodos farmacêuticos ou dessa natureza;
  • Desenvolver capacitação técnica para emitir laudos e perícias técnico-legais relacionados com atividades, produtos, fórmulas, processos e métodos farmacêuticos;
  • Atuar no magistério superior, desenvolvendo conteúdos relacionados às matérias específicas, relacionadas à farmácia, obedecida a legislação educacional;
  • Prestar serviços e desempenhar funções que necessitem de formação técnico-científica profissional, bem como exercer a direção, assessoramento, responsabilidade técnica em órgãos, empresas, estabelecimentos, laboratórios ou setores que preparam ou fabricam produtos biológicos, imunoterápicos, soros, vacinas, alérgenos, opoterápicos para uso humano e veterinário, bem como de derivados do sangue;
  • Trabalhar em órgãos ou laboratórios de análises clínicas, saúde pública ou departamentos especializados.

Atribuições no Mercado de Trabalho

Farmacêuticos são profissionais que identificam e manipulam substâncias químicas para a produção de medicamentos e cosméticos.  Em linhas gerais, o farmacêutico atua em três modalidades básicas: Fármacos e Medicamentos, Análises Clínicas e Toxicológicas e Alimentos.

Na primeira, pode trabalhar na indústria farmacêutica, dedicando-se à pesquisa de novas drogas e cosméticos ou atuando na produção e no controle de qualidade de medicamentos. As farmácias de manipulação, fitoterápicas ou homeopáticas, além daquelas instaladas em hospitais e unidades de saúde, formam também um mercado de trabalho em expansão.

A área de Análises Clínicas e Toxicológicas, o farmacêutico, absorvido por laboratórios de análise, públicos e particulares, será responsável pela execução de exames clínico-laboratoriais, que auxiliam no diagnóstico das doenças. Pode também controlar e identificar a presença de produtos que, atuando como tóxicos, afetam as pessoas, o ambiente, os alimentos e os próprios medicamentos. Outra possibilidade é a toxicologia ocupacional, que trata da adequação dos ambientes de trabalho às funções do trabalhador.

Já na área de Alimentos, o profissional pode atuar na indústria de produtos alimentícios e de bebidas, principalmente no controle da qualidade microbiológica, físico-química e sensorial. Merecem destaque as indústrias de água mineral, de óleos vegetais comestíveis, de leite e derivados e de produtos que podem promover a saúde, todas em franca expansão. O farmacêutico trabalha também no desenvolvimento de novos produtos e ingredientes alimentícios. Nas instituições públicas ou privadas de pesquisa, suas atividades estarão voltadas para a pesquisa básica e aplicada.

São 44 municípios atendidos pela Faculdade Montes Belos, onde há um total aproximado de 340.000 habitantes.

  • Denominação do Curso: Curso de Bacharelado em Farmácia

    Habilitação: Bacharelado

    Modalidade: Educação Presencial

    Endereço De Oferta Do Curso: Av. Hermógenes Coelho – Setor Universitário, 340

    Turno De Funcionamento:  Matutino e Noturno

    Nº. De Vagas Anuais Autorizadas: 200

    Nº. De Vagas Anuais Disponibilizadas: 200

    Regime de Matrícula: Semestral

    Duração mínima: 5 Semestres

    Duração máxima: 16 Semestres

    Conceito de Curso – CC: 2 (2010)

    Conceito Preliminar do Curso – CPC: 2 (2010)

    ENADE: 2(2013)

    Data de início de funcionamento do curso: 01/08/2006

    Carga horária do curso: 4240 horas

    Carga Horária de Atividades Complementares: 200 horas

    Gestor do Curso: Prof. Me. Antonio de Freitas Gonçalves Júnior
    E-mail: 
    farmacia@fmb.edu.br


    Direção Geral: 

    E-mail: direcaoacademica@fmb.edu.br

  • Nome do Docente Titulação
    Antônio de Freitas Gonçalves Júnior Mestre
    Edvande Xavier dos Santos Filho Mestre
    Elba Siqueira Barbosa Soares Mestre
    Lariele Bueno Miranda Especialista
    Lívia Amorin Cardoso Doutora
    Marcelo Bueno Moura Mestre
    Cristiane Karla Caetano Fernandes Mestre
    Marielle Garcia Silva Mestre
    Marília Karolyne Dias Pires Especialista
    Marlus Silva dos Santos Mestre
    Pedro Henrique Faria Valente Especialista
    Rafael Martins Custódio Mendonça Especialista
    Thaisa Cristina da Silva Doutora
    Mariana Viana Pinto Mestre
    Tiago Caceraghi dos Santos Mestre
    Vanusa Cristina de Carvalho Oliveira Especialista
    Renata Silva Brandao Mestre
  • Portaria de Autorização: PORTARIA MEC Nº 453, de 08 de agosto de 2006.

    Portaria de Renovação de Reconhecimento: Normativa MEC 40/07.