Tecnologia em Gestão Comercial

Introdução

Em 2007, o CST em Gestão Comercial da Faculdade Montes Belos recebeu a nota três (3) de autorização, numa escala de 0 a 5, na avaliação do curso feita pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). Com este conceito, o curso confirmou seu compromisso com a qualidade do ensino. Todas as exigências e padrões de qualidades estabelecidos pelo MEC foram atendidos como estrutura, qualidade de ensino, corpo docente qualificado e alunos bem preparados para o mercado de trabalho. E foi reconhecido em 2013 com nota quatro (4). Ótima nota para os padrões de qualidade para o Ministério de Educação e Cultura- MEC.

Sobre o Curso

Objetivos :

Geral

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial tem por objetivo formar profissionais por meio de um conjunto de conhecimentos e ferramentas que favoreçam o desenvolvimento de competências e habilidades que os tornam capazes de propor soluções e resolver problemas complexos, inseridos no processo administrativo da gestão, e lhes proporcionam aquisição de níveis de competitividade e de legitimidade frente às transformações que vêm ocorrendo no âmbito interno e externo das organizações contemporâneas. Resumidamente, o curso tem por objetivo capacitar os profissionais para atuarem na área de comércio varejista e atacadista, atendendo às necessidades dos clientes, consumidores, fornecedores, parceiros logísticos e organizações governamentais e não governamentais com as mais variadas técnicas de gestão em serviços e atendimento.

Específicos

Formar profissionais que:

– Reconhecem as demandas dos clientes e desenvolva e implementa as atividades comerciais básicas para atendê-las;

– Atuar como assessor comercial junto a direção de micro ou pequenos negócios de âmbito local e regional;

– Atuar como gerente comercial em médias e grandes organizações, bem como de unidade de negócios locais vinculadas a organizações de grande porte;

– Atuar no fluxo de informações com os clientes, proporcionando maior visibilidade institucional da empresa, definindo estratégias de venda de serviços e produtos, gerenciando a relação custo e preço final.

Competências do Gestor Comercial

Desenvolver atitudes empreendedoras;

Ser capaz de atuar em planejamento estratégico de vendas e gestão de equipes de vendas;

Atuar em promoção de vendas, pesquisa de mercado e técnicas de negociação;

Desenvolver espírito crítico e analítico fundamentado em práticas gerenciais avançadas, que o capacite a unir as vertentes humanas e tecnológica à realidade das organizações;

Resolver problemas organizacionais com a participação ativa e responsável das pessoas, construir e consolidar o comprometimento das pessoas com o trabalho e a organização;

Proceder a avaliação e propor modelos inovadores desenvolvidos nas funções financeiras em comércio;

Criar e desenvolver modelos de gestão comercial nas diversas formas de intervenção dos diferentes setores;

Analisar e definir métodos de fixação de preços que garantam os parâmetros pré-estabelecidos e eliminem as diferenças fiscais da compra;

Compreender as variantes do mercado de atuação das organizações e a aplicação do marketing no comércio.

Autorização:

Portaria nº 363, de 18 de maio de 2007

Reconhecimento:

Portaria nº 196 de 10/05/2013

Perfil do Egresso

Em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais e com a missão da FMB, os concluintes do Curso de Superior de Tecnologia em Gestão Comercial deverão ser tanto um profissional de gestão comercial como um intelectual consciente de sua responsabilidade político-social, assumindo de maneira transformadora o seu papel em práticas comerciais que ocorram na organização e fora dela. Deverá, portanto, ser aquele gestor comercial que, na permanente investigação de sua prática gerencial, repense e recrie a teoria, na relação entre o saber e o fazer. A partir do Projeto Pedagógico do Curso de Superior de Tecnologia em Gestão Comercial, a Faculdade Montes Belos considera que os egressos estejam preparados para atuar na gestão comercial de organizações privadas ou filantrópicas, com postura pró-ativa que permitam projetar ações que resultem na melhoria e desenvolvimento dos negócios por meio de ações comerciais, bem como capacitado para decidir e agir prontamente, diante das rápidas e emergentes mudanças contingências.

Segundo o Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia, da SETEC (em http://portal.mec.gov.br/setec/), o Tecnólogo em Gestão Comercial, focado nas transações comerciais, “presta-se à organização atendendo as diversas formas de intervenção (varejo, atacado, representação, etc.) de qualquer setor. Como conhecedor das condições de viabilidade econômico-financeiro-tributária, dos instrumentos de relacionamento com o cliente, dos princípios da qualidade, atua no planejamento, operação, implementação e atualização de sistemas de informações comerciais que proporcionem maior rentabilidade e flexibilidade ao processo de comercialização.

Obs: O Egresso depois de solicitar o seu diploma pode dar entrada no conselho profissional CRA – Conselho Regional de Administração

Informações

Coordenadora: Profª Mestre Marciana Alves Barbosa

Quantidade de Vagas Oferecidas:

160 vagas.

Carga horária:

1760 horas

Duração do curso:

2 anos

Turno de Funcionamento:

Matutino e Noturno

O Projeto Pedagógico do Curso e o Plano de Desenvolvimento Institucional encontram-se a disposição para consulta na Biblioteca da Instituição, na Coordenação de Curso e com o Procurador Institucional.