MESA REDONDA TEMA: PARTICIPAÇÃO DA MULHER NA POLÍTICA

Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral 53% dos eleitores são mulheres, a maioria esta expressa claramente, desde a concepção do voto feminino em 1932 pela Constituição da época as mulheres buscam realizar o sufrágio do voto. Mesmo atualmente representando à maioria nas urnas, as mulheres ainda se sentem omissas no âmbito da representação, vendo seus direitos cerceados e não havendo políticas públicas que as defendem da violência brutal.

O sistema político atual é marcado pela expressa minoria de mulheres que muita das vezes não incapazes que implantar seus projetos, pois o sistema se encontra defasado e tendencioso. Se nós temos um eleitorado em sua maioria feminino porquê há uma pouca representação da mulher na política? Este é o intuito desta mesa redonda, debater a participação da mulher no âmbito político e compreender quais são os desafios delas em adentrar no meio eleitoral.

Sendo assim, o curso de Bacharelado em Direito do Centro Universitário Montes Belos, promoveu no dia 25 de agosto de 2018 a Mesa Redonda, cujo tema fora A PARTICIPAÇÃO DA MULHER NA POLÍTICA. Na oportunidade, promoveu um dialogo harmônico entre as debatedoras acerca da participação da mulher na política, com o intuito de estimular nos acadêmicos a importância deste tema e a relevância para a sociedade brasileira, fomentando a participação responsável das mulheres na política.