Nutrição

Introdução

O curso de Bacharelado em Nutrição da Faculdade Montes Belos iniciou suas atividades em 22/02/2016. Desde então confirmou seu compromisso satisfatório com a qualidade do ensino. Todas as exigências e padrões de qualidades estabelecidos pelo MEC são atendidos como estrutura, qualidade de ensino, corpo docente qualificado e alunos bem preparados para o mercado de trabalho. A implantação do Curso de Nutrição vem ao encontro da necessidade regional da comunidade onde está inserida a Instituição, considerando-se que é a única instituição de ensino superior a oferecer este curso no Município de São Luis de Montes Belos. O Nutricionista que se pretende formar deve atuar numa perspectiva que transcenda o fazer técnico. Deve agir e interagir criticamente como sujeito ativo, co-responsável e coparticipante nas decisões de qualquer natureza.

O nutricionista é o profissional que se dedica à promoção, recuperação e manutenção da saúde por meio da alimentação. Entre as principais atividades do profissional formado em Nutrição, podemos destacar:

  • Elaborar diagnóstico nutricional dos pacientes.
  • Prescrever dietas e suplementos nutricionais para pessoas sadias ou com problemas de saúde.
  • Fazer controle de qualidade dos alimentos em restaurantes e refeitórios.
  • Desenvolver e avaliar produtos que possam ser utilizados na alimentação humana.

Os alunos do Curso de Nutrição da Faculdade Montes Belos são estimulados a viver experiências que possam enriquecer a vivência de práticas em situações de aprendizagem, por meio da matriz curricular proposta, das disciplinas Optativas e das horas de Atividades Complementares exigidas, favorecendo a relação teoria/prática, a flexibilização e a interdisciplinaridade.

O curso de Nutrição é do tipo bacharelado e tem duração média de quatro anos. É uma formação multidisciplinar que apresenta matérias como Anatomia, Fisiologia e Bioquímica, além de disciplinas específicas ligadas à Nutrição, como Dietética, Avaliação Nutricional e Composição de Alimentos, entre outras.

Os Estágios Curriculares Obrigatórios e as demais disciplinas estão distribuídos nos quatro campos do saber. Pode-se observar a distribuição da carga horária total do curso, considerando, além dos campos do saber, a contribuição das Atividades Complementares, do Trabalho de Conclusão de Curso e das Optativas para composição da carga horária total.

Sobre o curso

 Objetivo Geral

Promover a formação do nutricionista, um profissional de saúde de caráter generalista, que, integrado numa equipe multiprofissional de trabalho, esteja qualificado a refletir e intervir nas diferentes áreas da Nutrição (Clínica, Saúde Coletiva, Alimentação Institucional, Ensino, Pesquisa, Tecnologia, Processamento e Controle de Qualidade de Alimentos, entre outras), com percepção crítica da realidade humana, das transformações sociais, científicas e tecnológicas e suas relações com a ciência da Nutrição.

Objetivos Específicos

  • Formar o profissional nutricionista com visão holística, baseada em conhecimentos teóricos e práticos que promovam a compreensão sobre a interação homem–alimento e meio ambiente.
  • Aplicar conhecimento sobre a composição, propriedades e transformações dos alimentos e seu aproveitamento pelo organismo humano, na atenção dietética.
  • Compreender os conceitos centrais envolvidos na prática profissional como processo saúde e doença, promoção e prevenção à saúde, segurança alimentar e nutricional, educação nutricional, epidemiologia e saúde, gestão de produção.
  • Entender as relações entre o homem e o alimento em suas múltiplas dimensões históricas, sociais, econômicas, culturais, políticas, antropológicas, psicológicas, sociológicas e biológicas.
  • Avaliar os principais problemas de saúde e nutrição que afetam a população e os indivíduos na sociedade atual e seus determinantes.
  • Compreender o processo saúde-doença nos diferentes estágios da vida e grupos sociais, e a sua correlação com a alimentação e nutrição, e com os principais distúrbios nutricionais.
  • Analisar as principais formas de investigação e detecção dos problemas de saúde e de nutrição que afetam os indivíduos e a população, utilizando conceitos, métodos e técnicas de investigação epidemiológica em saúde e nutrição.
  • Identificar, analisar e interpretar os problemas de saúde, alimentação e nutrição na prática profissional.
  • Propor e encaminhar soluções a problemas no âmbito nutricional.
  • Transmitir, recriar e ter acesso aos conhecimentos atualizados sobre a nutrição e a sociedade moderna.
  • Desenvolver capacidades e habilidades de pesquisa e produção do conhecimento, bem como raciocínio investigativo clínico para compreensão dos problemas e tomada de decisões.
  • Utilizar e manejar adequadamente as técnicas, os instrumentos, os procedimentos e outros recursos tecnológicos aplicados na prática profissional do nutricionista.
  • Desenvolver habilidades para utilizar de forma adequada os meios de comunicação verbal e não verbal nas relações de trabalho e no atendimento ao indivíduo e/ou coletividade.
  • Gerenciar, organizar, coordenar, liderar e capacitar equipes de trabalho da sua área de competência.
  • Desenvolver visão holística sobre o papel do exercício profissional como instrumento de promoção e transformações sociais, e unidade entre a formação acadêmico científico-profissional, a ética e a política.
  • Formar atitudes de aprendizado contínuo, aprimorando a autonomia intelectual e o exercício da criatividade e da crítica.
  • Incentivar o desenvolvimento científico, o conhecimento científico-tecnológico e o rigor científico e intelectual nas ações sociais e profissionais.
  • Desenvolver espírito empreendedor.
  • Aprimorar valores éticos e humanísticos essenciais para o exercício profissional.
  • Garantir atendimento com o mais alto grau possível de qualidade na atenção à saúde prestada ao indivíduo e coletividade, com responsabilidade e compromisso.
  • Incentivar a busca de constante aprimoramento e atualização profissional mediante a educação continuada.
  • Comprometer-se com a socialização, recriação e acesso a conhecimentos produzidos, mediante estudos, pesquisas e atividades de extensão.

Perfil Profissional do Egresso

O perfil dos egressos deste Curso deverá refletir a sua formação inovadora, interdisciplinar e de qualidade, fornecendo aos acadêmicos, através das diretrizes metodológicas, instrumentos para que desenvolvam com eficiência e competência, a sua aprendizagem, preparando-os para as responsabilidades e funções que terão de assumir no processo de tomada de decisão, na pesquisa, na intervenção profissional e acadêmica e na atuação na Nutrição básica e profissional.

Habilidade e Competências

O desenvolvimento das competências necessárias à prática profissional é de tal forma importante que recebe um tratamento diferenciado no currículo do curso garantindo que todos os estudantes tenham a oportunidade de vivenciar as práticas consideradas fundamentais, antes de se formarem. Para essa instrumentalização o curso conta com aulas teóricas, práticas, estágios supervisionados e atividades complementares.

O graduado em Nutrição pela Faculdade Montes Belos deverá distinguir-se por possuir:

  1. I) formação generalista e crítica, apresentando conhecimento dos aspectos social, econômico, político e cultural no contexto global da sociedade atual;
  2. II) capacidade em atuar nas mais diversas áreas da Nutrição, e em equipe multidisciplinar, assistindo indivíduos e populações mantendo, recuperando e promovendo a saúde;

III)      compreensão das concepções e dos princípios científicos através da educação permanente;

  1. IV) capacidade para avaliar, sistematizar e decidir intervenções mais adequadas resolvendo problemas;
  2. V) adaptabilidade, autodisciplina, compromisso, ética, flexibilidade, iniciativa e responsabilidade;
  3. VI) domínio das habilidades de compreensão, produção textual e comunicação bem como de pensamento lógico e raciocínio;

VII)     domínio da linguagem informatizada e das tecnologias correspondentes

Atribuições no Mercado de Trabalho

Com um mercado de trabalho em franca expansão, o nutricionista pode atuar em diversas áreas, as principais são:

– Alimentação Coletiva: atividades de alimentação e nutrição realizadas nas Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN), como serviços de alimentação autogestão, restaurantes comerciais e similares, hotelaria marítima, serviços de buffet e de alimentos congelados, comissárias, cozinhas dos estabelecimentos assistenciais de saúde, atividades próprias da Alimentação Escolar e da Alimentação do Trabalhador;

– Nutrição Clínica: atividades de nutrição e dietoterapia realizadas em hospitais, clínicas em geral, clínicas em hemodiálises, instituições de longa permanência para idosos e SPA, ambulatórios/consultórios, Banco de Leite Humano (BLH), Lactários/Centrais de Terapia Nutricional, além do atendimento domiciliar;

– Saúde Coletiva: atividades de alimentação e nutrição realizadas em políticas e programas institucionais, atenção básica, como Promoção da Saúde e em Assistência à Saúde, e vigilância sanitária;

– Docência: atividades de ensino, extensão, pesquisa e coordenação/gestão, relacionadas à alimentação e nutrição;

– Indústria de Alimentos: atividades de desenvolvimento e produção de produtos relacionados à alimentação e nutrição;

– Nutrição em Esportes: atividades relacionadas à alimentação e nutrição em academias, clubes esportivos e similares;

– Marketing na área de Alimentação e Nutrição: atividades de marketing e publicidade científica relacionadas à alimentação e nutrição.