Pedagogia

Introdução

 O curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Montes Belos com a Portaria Ministerial de Reconhecimento nº 223 de 07 de junho de 2006, iniciou as atividades em 01/08/2006. O Curso é voltado para a formação de profissionais da educação por meio de uma sólida formação teórica e pela iniciação à prática docente, aptos a trabalharem na produção e difusão do conhecimento científico-tecnológico do campo educacional, em contextos escolares e não escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diferentes etapas e modalidades da Educação Básica e demais atividades do processo educativo.

 Objetivo Geral

Assegurar a formação de profissionais da educação, em nível superior, para atuar na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, possuindo a docência como a base da formação do pedagogo e a unidade entre teoria e prática como princípio para a atuação do educador em espaços escolares e não escolares.

.Objetivos Específicos

  • Oportunizar condições teórico-reflexivas para que os/as pedagogos/as apropriem-se criticamente do conhecimento necessário à docência e para desenvolver o planejamento, a execução, a coordenação, o acompanhamento e a avaliação dos fazeres pertinentes aos campos educativos formais e informais;
  • Capacitar profissionais para atuarem no magistério da Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, bem como nas demais modalidades educativas pertencentes a área do pedagogo;
  • Desenvolver a criticidade para formar profissionais cônscios e ativos no que tange aos seus direitos e deveres profissionais e éticos nas instâncias educativas e sociais.
  • Fomentar projetos voltados à formação de profissionais capacitados para desenvolverem ações pedagógicas apoiadas no trabalho coletivo e que busquem a interdisciplinaridade;
  • Incentivar a produção cultural, o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo;
  • Formar profissionais nas diferentes áreas de conhecimento;
  • Favorecer a integração entre o ensino, a pesquisa e a extensão na formação dos profissionais para a Educação;
  • Estimular a investigação científica por meio da pesquisa e extensão.
  • Promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humanidade;
  • Suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento profissional por meio da formação continuada do educando e corpo docente;
  • Propiciar debates e análises de problemas locais, regionais, nacionais e mundiais que atingem a educação e a sociedade  de forma geral;
  • Disponibilizar serviços especializados à comunidade por meio de projetos extensão;
  • Incentivar a integração entre a Educação Superior e a Educação Básica, articulando a formação inicial com a formação continuada.

 Perfil Profissional do Egresso

O perfil profissional que se pretende para os graduandos da FMB resultará de uma formação geral e humanística, capacitação técnica, competência para demonstrar a capacidade de raciocínio lógico, Aptidão para desenvolver a capacidade de transferir conhecimentos de vida e das experiências cotidianas para o ambiente de trabalho, eficiência para exercer atividades referentes à sua formação com profundo embasamento teórico-científico.

Habilidade e Competências

As habilidades que contribuem para a formação do perfil do profissional desejado envolvem:

  • A ética e o compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária;
  • Compreender, cuidar e educar crianças de zero a cinco anos, tendo em vistas seu desenvolvimento físico, psicológico, intelectual, social e ético;
  • Favorecer as aprendizagens de crianças e jovens no ensino fundamental, independente de sua condição ano etária;
  • Trabalhar, em espaços escolares e não escolares, na promoção de aprendizagens de sujeitos em diferentes fases do conhecimento humano, em variados níveis e modalidades do processo educativo;
  • Compreender e respeitar as necessidades específicas do sujeito e sua individualidade, nas relações cotidianas;
  • Ampliar modos de ensinar diferentes linguagens, Línguas Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, de forma interdisciplinar e adequadas as diferentes fases do desenvolvimento físico-psicológicas da criança;
  • Relacionar as linguagens dos meios de comunicação aplicadas à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação;
  • Promover interação entre a comunidade escolar e a comunidade social;
  • Desenvolver trabalho em equipe favorecendo o diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento;
  • Participar ativamente dos processos que envolvem a gestão e organização do curso, enquanto aluno e professor;
  • Realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos gerais e específicos sobre sua área de atuação que possibilite a aplicação desses conhecimentos na práxis social e educacional;
  • Demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, ético-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras;
  • Utilizar instrumentos próprios para construção de conhecimentos pedagógicos e científicos;
  • Conhecer e aplicar as políticas educacionais vigentes no país para melhorar e ampliar a condição de trabalho pedagógico.

Atribuições no Mercado de Trabalho

O Pedagogo poderá atuar em diferentes espaços, sendo estes escolares ou não. Atualmente o licenciado em Pedagogia está apto para o exercício da docência na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, em serviços e apoio escolares, além da atuação em empresas estatais e privadas. Dessa forma, as atribuições do pedagogo no mercado de trabalho abrangem aspectos de estudos básicos e de estudos diversificados.