Tecnologia em Produção Sucroalcooleira

Introdução

O Curso Superior de Tecnologia em Produção Sucroalcooleira da Faculdade Montes Belos tem como meta permitir ao discente o desenvolvimento de competências e habilidades conceituais e procedimentais, que os capacitem a atuar profissionalmente na área.

Desta forma, o Projeto Sucroalcooleiro da Faculdade Montes Belos tem como objetivo aproveitar as condições favoráveis de expansão do setor sucroalcooleiro no País e principalmente no Estado de Goiás, para ofertar ao mercado de trabalho, profissionais capacitados, buscando promover uma visão estratégica compartilhada capaz de orientar as políticas públicas e mobilizar amplas forças empresariais e sociais em torno da sua viabilização.

Por objetivo ainda, tem-se a missão de contribuir para as diretrizes gerais do desenvolvimento sustentável, qual seja, formular um modelo de desenvolvimento que atenda às necessidades econômicas e sociais do presente, oferecendo uma base sólida e harmônica ao desenvolvimento futuro.

Ademais, à formação deste curso, almeja-se a ampliação da FMB como centro educacional, que permita suprir a demanda profissional pela abertura de novos mercados, com foco na satisfação social, visando atingir ações que sejam ambientalmente sustentáveis, contribuindo assim, para a homeostase entre o ambiente urbano e o ambiente natural.

Sobre o curso

A FMB almeja que o profissional em Produção Sucroalcooleira consiga aglutinar características técnicas e humanas capazes de fazê-lo um reformador da sociedade e que contribua para planos e ações que sejam socialmente solidários, economicamente viáveis, culturalmente aceitos e ecologicamente sustentáveis.

No entanto, para chegar a esse profissional, a FMB apresenta certificações intermediárias bimestrais, as quais representam a conclusão de módulos cumpridos com carga horária equivalente a 400 horas distribuídas em módulos.

Esse profissional, deverá ocupar um nicho existente entre a concepção da usina e contexto tecnológico onde  estão inseridas, desde a logística de captação da matéria-prima e distribuição dos produtos, até o entendimento dos mecanismos dos mercados, sejam esses efetivos (álcool combustível, variedades de açúcar, energia, ração, etc.) ou potenciais (alcoolquímica, sucroquímica, etc.), passando por uma boa compreensão das questões técnicas do processo e dos impactos ambientais.

Sua formação deverá ter uma base sólida em tecnologia química industrial, com noções de Química, Fenômenos de Transporte, Operações Unitárias e Termodinâmica. Além disso, terá conhecimentos de engenharia de produção e economia, tais como: logística, controle de qualidade, organização industrial e engenharia econômica. Noções das bases agrícolas completarão seu conhecimento.

Esse profissional receberá o título de Tecnólogo em Produção Sucroalcooleira (TPS), certificado pela FMB.

Almeja-se também que o egresso busque a educação continuada, dando consecução permanente aos estudos.   Para tanto, a FMB oferecerá cursos de pós-graduação na área especifica do curso

Textos complementares

Os egressos do Curso Superior de Tecnologia em Produção Sucroalcooleira da Faculdade Montes Belos de Goiás devem adquirir durante seus estudos as seguintes habilidades:

Desenvolver metodologias adequadas à utilização das novas tecnologias agroindustriais baseadas em processo de construção do conhecimento;

Ter capacidade na busca autônoma, na produção e na divulgação do conhecimento;

Ter visão empreendedora identificando no mercado demandas e ofertando soluções através de produtos e serviços;

Compreensão da importância da constante atualização do conhecimento e acompanhamento dos avanços científicos e tecnológicos;

Dominar conhecimentos na área de tecnologia que o capacite a avaliar, projetar, implantar e programar modificações nos principais processos de produção sucroalcooleira;

Comprometer-se com a ética profissional voltada à organização democrática da vida em sociedade;

Desenvolver habilidades para gestão do agronegócio em sintonia com o mercado globalizado, em atendimento ao mundo contemporâneo;

Compreender as diversas etapas do processo agroindustrial que o habilite a intervenções na produção agrícola a fim de adequar a qualidade da matéria prima à indústria;

Dialogar com a comunidade visando à inserção de sua prática educativa desenvolvida no contexto social regional, em ações voltadas à promoção do desenvolvimento sustentável.

Assim, ao egresso almeja-se que mantenha pessoalmente e profissionalmente referenciado pelo seu desempenho: pensar globalmente, e agir localmente, ou seja, que consiga vislumbrar novos horizontes e converta seus longínquos olhares na transformação de realidades locais. Espera-se que esse profissional seja elo de uma corrente desenvolvimentista, porém sustentável, para a região e cuja meta se mantenha à qualidade de vida para a sociedade.

Infraestrutura:

Laboratório de Biologia

Laboratório de Microbiologia

Laboratório de Informática

Laboratório de Máquinas e Implementos

Laboratório Didático: área de plantio

Laboratório de Química

Laboratório de Derivados de Cana de açucar

Informações

Endereço de oferta do Curso: Av. Hemógenes Coelho – Setor Universitário, 340

Turno de Funcionamento: Noturno

Nº. De Vagas Anuais Oferecidas:

100 Vagas

Regime de Matrícula:Semestral

Dimensão das Turmas:

  • Teóricas – 60
  • Práticas – 25

Duração do Curso:

  • Tempo Mínimo – 6 Semestres
  • Informações

Autorização: Portaria Ministerial 136 de 06/05/2009.
Reconhecimento: Portaria Ministerial 194 de 10/05/2013

Coordenação do Curso: Professora Ms. Lionora F. de Oliveira Araújo

E-mail: leonora@fmb.edu.br